Maus tratos a animais
Queixa contra criador de cães
Um caso com contornos de ‘puppy mill’ – em tradução livre, ‘fábricas de cachorrinhos’ – à portuguesa foi recentemente denunciado às autoridades policiais, bem como ao Clube Português de Canicultura (CPC), entidade responsável pela credenciação dos criadores de cães em Portugal.
"Más condições sanitárias", "violência sobre os animais" e "falta de tratamento de cães doentes", nomeadamente com feridas nos olhos e nas patas são algumas das acusações dirigidas ao Canil Casa de Magos, na zona de Santarém, por um casal que ali se deslocou com intenção de adquirir um cachorro de raça Labrador e oferecê-lo aos filhos pelo Natal: "Os cachorros eram tratados à mangueirada e o tratador andava pelas celas onde os cães estavam metidos com uma cana e batia nos que ladrassem."
Um assessor da direcção do CPC afirmou que o criador é credenciado pelo clube e "já há anos lhe foram inspeccionadas ninhadas", prevendo nova inspecção. A responsável pelo canil, Magda Peres, desmentiu que o casal tenha visitado as instalações. "Os meus animais estão aqui para quem quiser ver", afirma, indignada diante da acusação. Já os queixosos temem que, antes de qualquer acção das autoridades, os que estão em pior estado "desapareçam".
Sem comentários:
Enviar um comentário