quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Esterilização


Esterilização é um processo no qual se retira todas as condições de reprodução da vida de forma a evitar uma futura gravidez, testemunhando a responsabilidade de cada um perante o seu animal doméstico.
Actualmente o método que se apresenta mais eficaz de forma a minorar o sofrimento dos cães de companhia prende-se com a sua esterilização não existindo qualquer resultado doloroso para o animal.
Tomemos como exemplo a Associação Animais de Rua que tem como principal preocupação a superpopulação sendo esta a causa da maior parte do sofrimento dos animais. De facto o seu sofrimento tem consequências devastadoras, sendo exemplo destas: o seu abandono, maus-tratos, morte por atropelamento e abate nos canis municipais portugueses.
Infelizmente, o número de animais a serem adoptados é manifestamente superior ao número de famílias dispostas a adoptá-los: ‘’ O número de animais sem lar não pára de crescer, e os nossos recursos são muito limitados.’’. Por conseguinte, é enorme a quantidade de animais que nascem e vivem na rua, sem acesso a uma boa alimentação ou cuidados de saúde básicos.
Porém, é possível travar este excesso de animais, evitando que se reproduzam e aconselhando todos os que nos rodeiam sobre a importância da esterilização. Desta forma, poderá ser cumprido o objectivo de reduzir a população canina aumentando também a esperança média de vida de cada um dos animais.
Perante esta situação o projecto DogMe tem como um dos seus principais propósitos angariar ajudas monetárias que permitam facilitar a realização deste importante processo que em termos económicos se apresenta bastante dificultado.


A consultar:

http://www.esteriliza-me.org/
http://www.animaisderua.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário